sexta-feira, 27 de maio de 2011

PLANO DE AULA

Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas

PLANO DE AULA

Professora: Ana Lúcia Chianca
Cursistas: Janete Azevedo da Costa
                 Jocildo Dantas da Silva
                 Maria Aparecida da Costa e Silva
Ano Escolar: 5°              Turma: 1         Turno: Matutino
               
Planejando com hipertexto
objetivos:
Utilizar o hipertexto para buscar informações sobre piadas curtas, em seguida escolher algumas e copiá-las, com o intuito de dramatizá-las para os colegas.
Desenvolvimento:
1 – Explanação sobre a utilização do laboratório de informática de maneira positiva para o processo de ensino aprendizagem.
2 – Procurar saber quem conhece o significado de hipertexto.
3 – Contribuir da melhor maneira possível para esse entendimento.
4 – Saber o que a turma já sabe sobre piadas.
5 – Contar algumas piadas para a turma.
6 – Acessar a internet, no sítio www.google.com.br, e pesquisar por “piadas curtas”.
7 – Cada aluno deve escolher uma piada e copiá-la no caderno.
8 – Lê silenciosamente.
9 – Contar para seus colegas sem utilizar o caderno.
Recursos utilizados:
Computador
Lápis
Caderno
Caixa de som
Microfone
Avaliação:
Será observado o interesse, a participação, o desempenho e a atenção. Ver a aceitação para assim planejar outras atividades.
São José do Seridó, 25 de maio de 2011.

ATIVIDADE  PRÁTICA  PEDAGÓGICA, COMO TUDO ACONTECEU
Diante da atividade planejada e para dar início aos trabalhos  o grupo se apresentou e um dos componentes fez a explanação da aula mostrando qual objetivo que queríamos alcançar com a mesma, primeiro fez alguns questionamento a turma para identificar se eles sabiam o que era hipertexto, após esse breve questionamento  o mesmo explicou o significado do que é um hipertexto, em seguida contou uma piada para dar exemplo de como iríamos prosseguir e pediu que cada um  contasse a sua para que houvesse melhor interação entre alunos e professor/aluno ,onde observou-se  uma grande participação por parte deles.
Dando continuidade com a aula, antes de nos dirigirmos para o laboratório de informática foi explicado a tarefa que seria realizada lá nesse ambiente, onde aproveitou-se também  a oportunidade para fazer a divulgação dos blogs existentes dos professores/alunos da escola.
Então ao chegarmos  ao  laboratório de informática todos se envolveram muito bem, demonstrando interesse e participando ativamente da atividade proposta que era  de pesquisar, ler e copiar piadas da internet .
Percebemos que o objetivo ficou claro, pois os alunos conseguiram  desenvolver  a atividade proposta  satisfatoriamente,  no entanto surgiram pequenas dúvidas que logo eram supridas entre eles mesmos e algumas pelos professores cursistas.
Detectamos que o uso do hipertexto em sala de aula deve ser seguido de perto pelo  professor, pois o mesmo é muito amplo e oferece várias possibilidades de links e alguns chegam a ser impróprios para a sua a faixa etária, abrindo sítios inadequados.
Como estávamos trabalhando com  a pesquisa de piadas curtas, os próprios alunos nos convidaram a lermos as piadas que os mesmos achavam “imoral”.
Observamos também que alguns alunos já estão bem antenados com o uso do hipertexto, superando em alguns momentos o conhecimento do professor sobre o assunto .
Com relação ao aprendizado e descobertas ou criação interessantes com alguns alunos observamos  que mesmo a gente tendo um objetivo, os alunos foram além do previsto, pesquisando em outros sitios e adquirindo novos conhecimentos, pois todas as máquinas funcionaram muito bem, possibilitando aos alunos  concluírem suas pesquisas .   Obs.: A dupla A. K.  e  E. , falaram que tinha  achado a aula muito animada e divertida, onde todos tiravam dúvidas e sorriam com as piadas pesquisadas. Já o aluno J. P.  mostrou que não iria copiar a piada por que preferia copiar o sitio para posteriormente pesquisar em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário