quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PROJETO PEDAGÓGICO "DESPERTANDO SENTIMENTOS PELOS VALORES"


ATIVIDADE 1.4- BANCO DE PROJETO
Aluna cursista: Janete de Azevedo da Costa
Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Raul de Medeiros Dantas
Rua Manoel Sabino, 189- são José do Seridó/RN
Faixa etária: 6 a 16 anos
Equipe responsáveis: Diretores, Supervisores, professores e alunos.
DESPERTANDO SENTIMENTOS PELOS VALORES Tem como prosposta trabalhar o “folclore”, pois trabalhar o folclore é resgatar a história de um povo, perpetuando suas tradições. Nesse sentido, o projeto tenciona fazer um resgaste da cultura local, incentivando o aluno a pesquisar e a buscar informações e crenças peculiares do povo nordestino, como forma de transmitir para a geração atual e as futuras, o legado cultural advindo das experiências e crenças da geração passada. É um trabalho interdisciplinar atendendo a um público alvo de 1º a 5º ano desta escola, oportunizando o despertar para a importância do folclore, para o enriquecimento cultural, bem como o descobir de potencialidades,cuja praticidade se dará dentro do contexto cultural, conforme as exigências e necessidades das atividades a serem desenvolvidas. Precisamos despertar sentimentos de emoção, de entusiasmo e de amor pelas coisas de nossa terra, levando nosso educando a conhecer seu passado para entender o presente valorizando este legado, respeitando ainda mais as pessoas ao seu redor e seus costumes. Em virtude do mês de agosto ser considerado o mês do folclore e percebendo a importância de resgatar os valores culturais do nosso povo, em especial, os locais, as atividades  desenvolvidas envolveram todos os discentes, culminando com a socialização para a comunidade escolar, objetivando despertar gosto pela cultura, assim como o incentivo ao entender a sabedoria popular.Resgatar os valores do nosso povo, através da valorização da vida simples, da inocência, pureza e sabedoria do folclore brasileiro é o objetivo desse projeto  bem como especifícamente pesquisar a importãncia e a influência do folclore na educação; resgatar o folclore local; utilizar linguagem oral, escrita e artítica, explorando riquezas dos textos folclóricos; a contextualização dos estudos com os programáticos dentro de um tema central gerador; mapeação das expressões culturais da cidade; e outros....As  atividades dá-se-ão através de entrevistas, contação de histórias, pesquisas, criação de situações de aprendizagem nas quais os alunos vinculem os conceitos apreendidos com as vivências pessoais, roda de conversa, palestras por pessoas idosas da comunidade, construção de cenários e realização de brincadeiras. Utilizando recursos metodológicos como: papel ofício; papel madeira; fita adesiva; câmera digital; microfone; caixa de som; a sala multimídia para as pesquisas; aparelho de som. O aperfeiçoamento de uma ação se dará mediante uma avaliação criteriosa de sua praticidade. Assim ao se planejar e executar as atividades programadas para   atender o projeto, será avaliado cada passo, meditando e refletindo sobre os sucessos e os fracassos, reajustando as ações á medida que o referido projeto for sendo colocado em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário